.......

.......

terça-feira, 5 de abril de 2011

Encare as tribulações do jeito certo!



Uma forma diferente de encarar as tribulações
A maioria das pessoas crê que as tribulações têm apenas o poder de produzir dor. Isso porque tribulação significa aflição. Aflição vem dos sofrimentos, das angustias, das dores, das dificuldades, das perseguições, dos problemas que enfrentamos. E todas estas coisas têm a fama de produzir o mal e não o bem para a vida das pessoas. E nessa crença, muitos têm pregado que o ser humano que passa por tribulações só terá a produção de males sobre a sua vida e, portanto, deve libertar-se de alguma forma das tribulações.

É evidente que ninguém gosta de passar por tribulações, mas é igualmente evidente que todos nós passaremos por elas, querendo ou não. Mesmo Jesus, o homem mais santo que passou por esta terra, passou pelas aflições. O fato é que devemos ter em mente que a tribulação não produz apenas dificuldades e dores, pelo contrário, pode produzir muito mais do que isso. Esse pensamento é a chave para avançarmos e sermos vitoriosos.

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.” (Rm 5. 3-4)

Veja que interessante a sequência: A tribulação produz perseverança, que produz experiência, que produz esperança. Em outras palavras a tribulação pode nos fazer crescer em direção à maturidade de vida, no relacionamento com Deus, com o próximo, consigo mesmo, e muito mais. Eu disse “pode nos fazer crescer” porque não são todos que a encararão com essa visão. Muitos ainda permanecerão encarando negativamente as dificuldades do seu dia a dia. Infelizmente sofrerão muito por causa dessa atitude, não crescerão e serão pessoas amarguradas.

O texto nos mostra que, sabendo que a tribulação produz também coisas boas e proveitosas para nós, a encararemos com alegria: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que...” (Rm 5. 3).

Encare as tribulações do jeito certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário